Nova página Web do MUHNAC

O MUHNAC dispõe desde hoje de uma nova página, mais atraente, funcional e fácil de editar.

Submenu gráfico de Visitas

A nova página do MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência / Museus da Universidade de Lisboa, em www.museus.ulisboa.pt, entrou hoje na fase de produção, substituindo a antiga.

Esta nova página Web visa atingir três objetivos: ser mais funcional e eficaz na comunicação com o público e os visitantes do Museu, ser visualmente mais atraente e ser mais fácil e intuitiva de editar, diminuindo as preocupações com a forma no dia a dia e permitindo que se concentrem os esforços nos conteúdos, principalmente nos textos e imagens.

O antigo endereço (www.mnhnc.ulisboa.pt) estará muito em breve a redirecionar para o novo.

A página encontra-se assente numa infraestrutura open source usada por museus de referência, como o Louvre, o Museum of Fine Arts, em Boston, ou o The Metropolitan Museum of Art. No âmbito da História Natural e da Ciência, é igualmente utilizada por museus como o Yale Peabody Museum of Natural History, o Field Museum, o University of Colorado Museum of Natural History, ou o Natural History Museum of Los Angeles County, para dar apenas alguns exemplos.

Como ponto de partida utilizou-se um tema dirigido a instituições universitárias, aproveitando vários elementos, como o layout gráfico da página de principal ou o tipo de conteúdo para as categorias Artigo, Destaque, Evento e Pessoa, mas criando novas categorias (como Coleção, Exposição, Galeria de imagens, Objeto e Unidade), tipos de conteúdo e vistas, adequadas para o Museu.

A navegação na página pode ser feita através de quatro menus, com diferentes funções e alguma redundância: Menu de Topo, Menu Principal, Menu Rápido, Menu de Rodapé e Menu Inferior. O de Topo destina-se a ser maioritariamente usado pelo públicoe e dá origem a submenus predominantemente gráficos. Ele dá acesso a uma informação completa dirigida aos visitantes e participantes das atividades do Museu, dividida nas categorias de Visita, Exposições, Museu e Coleções, Atividades e Educação.

Por motivos de segurança, dado o papel vital deste portal para a vida do Museu, a página não inclui nenhuma forma de interação com os leitores que implique uma inscrição como utilizador registado, ficando esta figura reservada para os editores da página.