Novas Exposições


PAISAGENS EM MUDANÇA

"Paisagens em mudança" tem como objetivo dar a conhecer o passado e o presente do Jardim Botânico Tropical e as várias camadas históricas que coexistem nos seus sete hectares. A coleção viva de botânica, com espécies únicas, a estatuária do século XVIII e os edifícios do século XVII ao século XX convivem de forma harmoniosa. 
Nesta exposição virtual, comparamos diferentes tempos da história deste Jardim, num incentivo a fazer uma viagem no tempo num lugar único da cidade de Lisboa. 

Datas: abril - junho
Local: Website MUHNAC 

 

MUSEALIZAÇÃO DO MS-9

O MUHNAC integou nas coleções um antigo espectrómetro de massa, vindo da Faculda de Ciência da Universidade de Lisboa. O primeiro a funcionar em território nacional e utilizado em trabalhos de ensino e investigação. 
A espectrometria de massa (MS - Mass Spectrometry) é uma técnica analítica, que permite determinar a composição elementar de moléculas e proceder à sua identificação em misturas complexas. 
Atualmente a MS tem diversas aplicações em inúmeras áreas, como por exemplo, testar a qualidade do ar e da água, determinar contaminação de amostras, proceder à análise do ar em missões espaciais e determinar a composição de atmosferas planetárias, proceder à datação do carbono, fazer análise de meteoritos, caracterizar pronteínas, etc. 
Esta técnica é atualmente também muito referida em séries televisivas que retratam a investigação forense, devido à capacidade que tem em caracterizar misturas complexas e identiifcar moléculas em quantidades vestigiais. 

Data: junho
Local: Museu

Preço: incluido no preço do bilhete de visita ao Museu 
Inscrição prévia: não 

 

PROGRAMA ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA
Consulte aqui.