Nova espécie de musgo encontrada na Madeira

Manuela Sim-Sim, colaboradora do MUHNAC, integrou uma equipa de investigação internacional que descobriu uma nova espécie de musgo para a ciência

Isothecium  montanum é uma espécie de musgo que cresce nas zonas montanhosas elevadas da Madeira, na região do Pico Ruivo e Pico Areeiro acima dos 1400 m, em habitats húmidos e protegidos de taludes sombrios ou concavidades de rocha. É característico das comunidades de Erica (Erica arborea L. and E. platycodon subsp. Maderincola(D.C.McClint.) Rivas Mart et al), associando-se a outras espécies de briófitos presentes em habitats de alta montanha.

O material que serviu de base à descrição da espécie data de 2009 e encontra-se arquivado no herbário da Universidade de Lisboa (LISU). No entanto o forte incêndio que atingiu, entre outras regiões, a zona do Pico Areeiro-Pico Ruivo em 2010, levou a que parte das populações desaparecessem e apenas sobreviveu um número restrito de pequenas populações de dimensões médias. Isothecium montanum é um endemismo da Madeira, a que pode atribuir-se o estatuto de ameaçada de acordo com os critérios da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), possui ocorrência restrita e integra o habitats de alta montanha, onde a incidência de espécies de briófitos, com estatuto de ameaça é a mais elevada do Arquipélago da Madeira.