Conversas a propósito de... Jazida de Carenque

Com Octávio Mateus | Em direto no YouTube do MUHNAC

Quarta, 28 Outubro, 2020 - 15:00 a 16:00
YouTube do MUHNAC

Durante a direção do Professor Galopim de Carvalho, nos anos 1990, o Museu envolveu-se entusiasticamente na divulgação e preservação da importante jazida paleontológica de Carenque, no concelho de Sintra.

A jazida tem cerca de 95 milhões de anos (Cretácio) e consiste num conjunto de cerca de duas centenas de pegadas. Destas, as mais excepcionais são atribuídas a um dinossáurio bípede e organizam-se num trilho com 132 metros de comprimento. Toda a jazida é de enorme importância, tendo sido classificada como monumento natural. Recentemente, múltiplas vozes -- incluindo a do Prof. Galopim de Carvalho https://youtu.be/zH5fclIgtYU - se levantaram contra o estado de conservação da jazida e apelando à sua valorização, interpretação e acesso ao público. Com este ciclo de conversas a propósito da jazida de Carenque, que se prolongará por 2021, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa junta a sua voz a tantas outras no sentido da sensibilização para a importância desta jazida.

Com Octávio Mateus - FCT-UNL | Museu da Lourinhã
Conversa com Judite Alves, Subdiretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Siga em direto no YouTube do MUHNAC

Conheça a Programação do MUHNAC de outubro a dezembro aqui.