3ª Exposição Anual de Fotografia em História Natural e Ciência

João Duarte Costa, categoria Geodiversidade
Artur Alves, categoria Biodiversidade
Margarida Martins, categoria Jovem

A cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição da 3ª edição decorrerá em janeiro de 2021, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa.

SOBRE A INICIATIVA

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) promove, pelo terceiro ano consecutivo, a Exposição Anual de Fotografia em História Natural e Ciência.

O principal objetivo desta iniciativa centra-se em atrair fotógrafos profissionais e amadores a submeter trabalhos de excelência produzidos em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através da fotografia, da natureza e da ciência e tecnologia a diferentes escalas.

O principal distinguido, o Fotógrafo do Ano, será o autor da imagem selecionada pelo júri nas diferentes categorias, como sendo a mais criativa. Em cada categoria, poderão ainda ser distinguidos os autores dos melhores trabalhos submetidos a concurso.

Consulte o REGULAMENTO completo aqui.
FORMULÁRIO de inscrição aqui.

CATEGORIAS

Adultos:

Biodiversidade, Geodiversidade, Microfotografia, História da Ciência e Tecnologia, Astrofotografia e Áreas Protegidas

Crianças e jovens:

Fotografia Infantil em História Natural e Ciência (<10 anos)

Fotografia Jovem em História Natural e Ciência (dos 10 aos 17 anos)

Consulte aqui as melhores fotografias da segunda edição (2019-2020).

Neste concurso podem inscrever-se fotógrafos amadores ou profissionais.

O processo de inscrição é realizado da seguinte forma:

1) Preenchimento do formulário de inscrição

2) Pagamento da inscrição através do IBAN PT50 0035 0824 00010200730 37 com envio do comprovativo de pagamento e formulário de inscrição para o e-mail geral@museus.ulisboa.pt indicando no assunto o título “Exposição Anual de Fotografia MUHNAC-ULisboa”.

NOTA: Coloque no descritivo da transferência o código “CF + número de contribuinte” (ex. CF253896845)

3) Envio das fotografias (JPG, TIFF ou RAW) através de um link (Wetransfer, Dropbox, Mega, etc), legendando os ficheiros das fotografias da seguinte forma:

a) Se o fotógrafo concorrente se chama, por exemplo, Luís Campos Vicente e pretende submeter duas fotografias, então as legendas deverão ser:

i. Fotografia 1: LCVicente_foto1

ii. Fotografia 2: LCVicente_foto2

4) Taxa de inscrição (máx. 10 fotografias):

a) Categoria Adulto: 5 euros por fotografia

b) Categoria Infantil e Jovem: Gratuito

DISTINÇÕES

O/A autor/a reconhecido como Fotógrafo/a do Ano será distinguido com:

Um vale FNAC no valor de 350€, oferecido pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c).

Uma sessão no Abrigo Fotográfico para Abutres na Reserva da Faia Brava, oferecida pela Wildlife Portugal.

Os autores dos melhores trabalhos nas categorias Infantil e Jovem serão distinguidos com:

Um voucher familiar para a observação de cetáceos no Estuário do Rio Sado, oferecida pela Vertigem Azul.
Um bilhete família para visita ao MUHNAC-ULisboa.
Artigos da Loja MUHNAC-ULisboa.

Aos autores dos melhores trabalhos nas categorias de Adultos será proposta a cedência de direitos de utilização das fotografias por um valor de 500€/fotografia.

Os autores de todos os trabalhos distinguidos receberão ainda uma visita guiada ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e o vencedor na categoria Jovem e Criança uma entrada gratuita, oferecidas pelo Grupo Lobo.

Por fim, os melhores trabalhos serão exibidos numa exposição temporária, com lugar no MUHNAC-ULisboa, em janeiro de 2021.

CALENDÁRIO

Data de abertura: 9 de julho de 2020

Data de encerramento: 30 de setembro de 2020

Cerimónia pública: janeiro de 2021

3ª Edição da Exposição de Fotografia: janeiro a março de 2021

JURI

Painel Geral

António Luís Campos, fotógrafo de Natureza
Fernando Romão, fotógrafo de Natureza
José Freitas, fotógrafo de Natureza
Rúben Oliveira, Liga para a Proteção da Natureza
Miguel Geraldes, Centre for Functional Ecology da Universidade de Coimbra

Biodiversidade

Jorge Paiva, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra
César Garcia, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
Rui Ribeiro, Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra

Geodiversidade

Fernando Barriga, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
José Vicente, Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa

Microfotografia

Lia de Ascensão Santos e Sousa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Telmo Nunes, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Ciência e Tecnologia

Marta Lourenço, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

Astrofotografia

Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva

Áreas Protegidas

João Carlos Farinha, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Paula Cunca, Câmara Municipal de Lisboa

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Wildlife Portugal

Grupo Lobo

Vertigem Azul

Para mais informações, contacte geral@museus.ulisboa.pt | Tel. 21 392 18 08

ORGANIZAÇÃO

Galerias de imagens:

2ª Exposição de Fotografia em História Natural e Ciência

Fotógrafo do Ano | Guarda-rios | Autor: Armindo Ferreira

Com esta iniciativa o MUHNAC-ULisboa assume o compromisso anual de incentivar fotógrafos profissionais e amadores a captar as várias faces da Natureza e da Ciência em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), exibindo ao público os melhores trabalhos.

Data:
Sábado, 11 Janeiro, 2020