Desvio

Exposição de Sofia Arez

5 de Março de 2020 a 13 de Setembro de 2020

Sala Azul | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Desvio é uma mostra do trabalho resultante de caminhadas por matas e florestas do nosso país. A exposição compreende um conjunto de aguarelas em que são dados a ver os cogumelos encontrados ao longo dessas caminhadas. As aguarelas cuidadosamente desenhadas de Sofia Arez são meditações sobre os impulsos e as casualidades encontradas na experiência da natureza – e da vida –, sobreposições e manchas, sinuosas alterações nas linhas direcionais e transparências que evocam uma dança que pode começar a qualquer momento. Um desvio que revela o caminho.

Curadoria: Sofia Marçal

Nota biográfica
Sofia Arez é uma artista com um profundo interesse pela natureza e pela perceção. O seu trabalho é um diálogo constante, progride como uma conversa entre quem faz e as ideias espontâneas sugeridas pelo próprio fazer, e o inesperado acontece no processo criativo. As suas diversas obras de escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo e instalação, foram expostas na Europa e na Ásia. Não se limitando às paredes do museu e da galeria, a sua prática envolve a sociedade através de atividades educativas e intervenções no espaço público. Sofia Arez nasceu em Lisboa em 1972 e é mestre em pintura pela Universidade de Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa.

EVENTOS ASSOCIADOS
Da Terra ao Céu: Uma Conversa sobre Cogumelos - 10 de setembro, 18h30. Com Sofia Arez, João Taborda da Gama (lei), Pedro Teixeira (saúde) e Luigi Pintarelli (alimentação), e moderação de Sofia Marçal

Exposição de Arte e Ciência