Sabia que os antepassados das formigas tinham asas, há milhões de anos? Agora, imagens raios X detalhadas da anatomia interna de duas espécies de formigas sugerem que o facto de estes insetos terem evoluído perdendo a capacidade de voar está diretamente relacionada com a evolução da força pela qual estes insetos são conhecidos, com a qual conseguem transportar várias vezes o seu próprio peso.
Três novas espécies de Serpentes das Casas Africanas
Trabalho de investigação sobre instrumentos das coleções do MUHNAC
Foi recentemente publicada a Lista Vermelha Europeia de Briófitos da IUCN (International Union for Conservation of Nature - União Internacional para a Conservação da Natureza).
Mariana Marques, curadora assistente e Luís Ceríaco, curador externo da coleção de Anfíbios e Répteis do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, fazem parte da equipa de investigadores que identificou uma nova espécie de lagarto-espinhoso-rupícula (Cordylus phonolithos) em Angola.
Esta espécie, em comparação com outras espécies do género Cordylus, distingue-se pelo arranjo das escamas cefálicas, coloração e por caracteres osteológicos.