Seminário de Cultura Material da Ciência

Nov
23
Nov/23 17:00 - Nov/23 18:00
Em direto no YouTube do MUHNAC

Espécimes "authenticos": Uma abordagem aos estudos históricos de proveniência colonial a partir de coleções zoológicas oitocentistas

Quando: 
Monday, 23 November, 2020 - 17:00 to 18:00
Onde: 
Em direto no YouTube do MUHNAC
Seminário de Cultura Material da Ciência, com Catarina Madruga, MUHNAC-ULisboa | VU Amsterdam
Moderação: Marta Lourenço, Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência
 

Neste seminário apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento "Taxonomy and Empire: Zoogeographical Research on Portuguese Africa, 1862-1881" do ponto de vista da relevância das fontes escritas, manuscritas e impressas, para o desenho de estudos de proveniência colonial, e como ponto de partida para uma reflexão sobre o processo de descolonização das coleções científicas portuguesas.

Assista em direto no YouTube do MUHNAC aqui.

Nota biográfica

Investigadora convidada da Vrije Universiteit Amsterdam. Colabora com o MUHNAC desde 2004, e publica sobre a sua história, arquivos e coleções desde 2008.
Doutorada pela Universidade de Lisboa em História e Filosofia das Ciências com a tese "Taxonomy and Empire. Zoogeographical research on Portuguese Africa" sobre a relação entre a investigação científica feita na Seção Zoológica do Museu Nacional de História Natural de Lisboa na segunda metade do século XIX e a progressiva construção do império português em África.
Co-curadora, entre 2008 e 2011, da Coleção Histórica de Instrumentos e Material de Apoio ao Ensino do Departamento de Zoologia e Antropologia do Museu Nacional de História Natural (Museu Bocage), e curadora da Coleção de Quadros Parietais e da Coleção de Modelos Científicos no MUHNAC desde 2019.