Formas Naturais | Pintura e Desenho

Exposição de Boris Ferreira

Quando: 
18 de September de 2020 to 31 de October de 2020
Onde: 

Sala Azul | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Boris Ferreira nasceu em 1966, na Alemanha, filho de um pai português no exílio. Depois do 25 de abril cresceu em Lisboa. Aí, estudou Filosofia e desenvolveu a pintura sob a orientação de Anabela Canas. Em 1988 comeca a expôr em Lisboa. Em 1991, decide-se a favor da filosofia, em detrimento da pintura e muda-se para a Alemanha. Doutora-se em Filosofia com uma tese sobre tédio e angústia. Retoma a pintura em 2004 e desde aí tem exposto na Alemanha. É autor de ensaios filosóficos. Vive em Offenburg, no sopé da floresta negra, e em Colónia.

"A exposição Formas Naturais do artista Boris Ferreira vem na sequência de uma visita ao museu onde se deu conta da ligação dos seus desenhos com os fósseis expostos. A exposição realiza-se na sala contígua ao corredor que apresenta a mostra Specere sobre as coleções naturalistas do museu. A relação da exposição, mesmo que subtil, com a ciência natural, vem ao encontro do que se pretende para estreitar a ligação entre a Arte e a Ciência.

As pinturas e os desenhos que compõem a exposição formam um conjunto de obras que se completam pela oposição, as pinturas pesadas e densas contrapõem-se aos desenhos leves e dissipados onde o vazio se impõe. A obra artística de Boris Ferreira realça a ideia de que o vazio é um elemento preponderante e tão importante como o que é desenhado.

A subtileza com que o artista aborda os temas da fauna e da flora, faz com que esse encontro e essa descoberta sejam processados de uma forma natural e integrada. Boris Ferreira não separou o ser dos objetos, o que pinta não são os elementos naturais, mas a sua perceção feita de mutações e de impermanência. A exposição reflete a importância que Boris Ferreira dá ao movimento e não à forma constante.


Sofia Marçal
(Curadora da exposição)

 

Inauguração 17 de setembro, às 17h00.



 

Exposição de Arte e Ciência