Inventários de Cura

Exposição de Katia Canton

Quando: 
5 de March de 2020 to 30 de August de 2020
Onde: 

Laboratório de Química Analítica

"A Cura é o nome do Projeto que apresento para a sala de química. Ele está relacionado à investigação que tenho realizado sobre medicamentos e tinturas, historicamente usadas nos processos farmacêuticos e hospitalares-povidine, rifocina, violeta genciana, iodo, mercúrio cromo, azul de metileno - juntamente com as narrativas humanas ligadas às necessidades de cuidar, curar, acolher.

Proponho desenhos com as tinturas da série A Cura pelo Amor (são poemas de amor escritos com o uso dessas tinturas). No exemplo dos anexos, temos o poema Cet Amour, de Jacques Prévert, que fala de um amor que se inicia pequenino, restrito ao casal, e se alastra pouco a pouco, até cobrir toda a humanidade.

Juntamente com os desenhos, proponho uma escultura de madeira no centro do espaço. Aqui trata-se de uma casinha, com objetos afectivos, remetendo à ideia de acolhimento e pertencimento. Também apresentarei peças de roupa bordadas, com textos sobre a questão da necessidade de afecto, de sonho, de fantasia.


Finalmente há uma série de três pinturas que utilizam acrílica e medicamentos, intitulada Bosque de cura. Utilizo o conceito de bosque como um lugar que nos contos de fadas se impõe como ponto de mutação, onde os personagens se transformam, e também faço alusão à potência curativa da própria natureza."

 

Katia Canton

 

Curadoria: Sofia Marcal

 

Exposição de Arte e Ciência