Imaginar a Cidade | 1995-2015

8 de Outubro de 2015 a 1 de Novembro de 2015

Sala do Veado

IMAGINAR A CIDADE 1995-2015

DESENHAR A CIDADE desenho iniciado em 1995, para o evento Lisboa Fora de Horas, organizado pelo Centa, Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas, trabalhado em 2012 para integrar a exposição POST pombalino IT, e de novo em 2015 para a presente exposição. VIVA A CIDADE um desenho de uma visão panorâmica de uma Lisboa fora do tempo, com colinas emergindo na paisagem entre vales construídos. Um desenho que reflecte o contraste entre a cidade densa e labiríntica e a cidade dos espaços abertos e contínuos que se estendem ao longo da margem do rio. Um desenho fora do tempo do planeamento, do tempo das regras da ciência e das ciências das regras, da proibição, da inibição, da segregação, da separação. Uma cidade que reivindica a cidade dos ambientes, versus a cidade do ambiente, a cidade do cheiro, versus a cidade inodora, a cidade do ruído, versus a cidade do silêncio, a cidade do convívio versus a cidade do isolamento, a cidade da partilha versus a cidade do individualismo, a cidade da vida, versus a vida na cidade, a cidade inventada versus a cidade controlada. CELEBRAR A CIDADE um desenho que ilustra a cidade do planeamento aberto e estruturante, versus a cidade do planeamento fechado e impositivo. Um desenho que reivindica a espontaneidade e a liberdade que no passado marcaram a construção e a apropriação da cidade.

Por ocasião desta exposição será lançado um livro, Post pombalino It, com desenhos de João Santa-Rita, publicado pela editora Caleidoscópio.

João Santa-Rita, curriculum vitae.

Inauguração a 7 de outubro, às 21h00. Saiba mais, aqui.

Exposição temporária