Draperies

Exposição de João Castro Silva

4 de Setembro de 2015 a 27 de Setembro de 2015

Sala do Veado | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Em escultura, por draperie entende-se todo o tipo de indumentárias ou tecidos que representem conjuntos de pregas.

Intimamente ligado à representação do corpo humano, as draperies contribuem para a caracterização individual de caracteres.

A dinâmica da draperie e a sua capacidade expressiva têm sido continuamente explorados pelos escultores na diferenciação de tipos humanos, proporções, gestos e atitudes.

As draperies acentuam também a percepção de movimento e criam uma maior quantidade de zonas de luz e de sombra sem as quais uma escultura poderá mais não ter mais que uma tonalidade uniforme de cinzentos.

A plasticidade natural dos tecidos e a possibilidade de com eles se criar uma enorme variedade de tonalidades, fruto da relação entre côncavos, convexos e a luz, permite a exploração do claro/escuro no tratamento de superfícies escultóricas.

Draperies é uma instalação de trinta e nove relevos, em frente e verso, realizados pelo método de talhe directo em madeira de cryptomeria japonica.

Uma exposição inserida na 6ª Edição do Bairro das Artes - A Rentrée Cultural da Sétima Colina

Exposição temporária