Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oportunidade

Venha conhecer os grandes carnívoros europeus!

Quando: 
18 de Maio de 2015 a 25 de Julho de 2015
Onde: 

Sala Azul - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Esta exposição pretende apresentar uma visão sobre as populações europeias de grandes carnívoros: Lobo, Lobo ibérico, Urso pardo, Glutão, Lince Euro-asiático e Lince ibérico.

Desde a distribuição, aos hábitos alimentares, passando pelas ameaças, são vários os pontos focados sobre cada um destes grandes carnívoros. A problemática da conservação dos grandes carnívoros é apresentada, identificando as principais causas de perseguição ancestral e actual, como sejam os mitos antigos e atuais e a predação sobre presas silvestres e animais domésticos, que estão na origem dos principais conflitos sócio-económicos a que assistimos na actualidade.

São apresentados exemplos de gestão conjunta entre diferentes países e de projectos originais de conservação a nível europeu de alguns dos carnívoros ameaçados, realçando-se ainda a presença das espécies na cultura e sociedade europeia.

A Exposição “Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oportunidade”, é uma das ações de divulgação previstas no âmbito do Projecto Life MedWolf – Boas Práticas para a Conservação do Lobo em Regiões Mediterrânicas (www.medwolf.eu). Tem por objectivo promover o interesse do público sobre este tema e uma reflexão, fundamentada na extensa informação apresentada, sobre o caminho a seguir numa Europa humanizada, mas que terá de (re)aprender a conviver com estas espécies carismáticas. 

Exposição temporária