Festa no Museu...celebrar a ciência!

Jun/23 11:00 - Jun/23 18:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Vamos celebrar a ciência

Sábado, 23 Junho, 2018 -
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A Festa no Museu repete-se assim o verão se aproxima!

Este ano decorre no dia 23 de junho, o sábado mais próximo do solstício, durante todo o dia, das 11h00 às 18h00.

Pretende-se a celebração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência como espaço de ciência e lazer, numa festa em que inúmeras atividades de divulgação científica com a colaboração de vários parceiros. Este ano teremos uma Feira de Ciência a decorrer na entrada do Jardim Botânico de Lisboa, assim como, visitas aos bastidores e exposições do Museu durante todo o dia.

PROGRAMA COMPLETO

11h00-18h00 – Feira da Ciência | Venha descobrir mais sobre a ciência e a sustentabilidade!

11h00 e 13h00 - Café de Ciência | Alimentação Sustentável: e o desperdício? **

11h00-15h00Portas abertas aos bastidores do Museu | Ver programa detalhado em baixo (inscrição obrigatória)

15h00- 17h00Praças, Jardins e Água | Roteiro

PORTAS ABERTAS AOS BASTIDORES DO MUSEU

10h30 – Plantas do Miocénico | Como respondem as plantas a alterações globais? Das araucárias às florestas temperadas no Jardim Botânico de Lisboa.

11h00 – Visita à sala de preparação | Como são preparados e preservados os exemplares das coleções nos museus de história natural? Da sala de preparação à exposição Specere.

11h00 – Visita às coleções líquidas | Como são preservadas as coleções de animais em meio líquido no MUHNAC? Dos camarões aos caranguejos.

12h00 - Indicadores da qualidade do ar no Jardim Botânico de Lisboa | Jardim Botânico de Lisboa: um “pulmão” no centro da cidade? Das hepáticas aos musgos.

12h00 – Visita à sala de preparação Como são preparados e preservados os exemplares das coleções nos museus de história natural? Da sala de preparação à exposição Specere.

14h30 - Plantas do Miocénico | Como respondem as plantas a alterações globais? Das araucárias às florestas temperadas no Jardim Botânico de Lisboa.

16h00 – Das coleções de minerais às exposições do MUHNAC | Como são preservadas as coleções de minerais no MUHNAC? Das coleções aos recursos minerais do fundo do mar.

16h00 – Visita à reserva visitável de química e Laboratorio Chimico | Como era utilizado o Laboratorio Chimico no Séc. XIX no serviço à sociedade? Dos instrumentos e análises de outrora à ciência de hoje.

16h30 – Sessão de Planetário | Como contribui a astronomia para responder a questões científicas sobre o que nos rodeia? Dos instrumentos e conhecimentos de outrora à ciência de hoje.

*Atividades gratuitas mediante inscrição para:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Ponto de encontro no Átrio do Museu