Entre a cabeça e o cérebro há um espaço

Da artista Raquel Cristovão Pedro

20 de Junho de 2018 a 22 de Julho de 2018

Laboratório de Química Analítica| Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Nesta exposição dá-se a ver um conjunto de objectos eclécticos (desenhos, assemblages, ready-made, colagens, pintura) decorrentes do interesse de Raquel C. Pedro pelo cérebro – objectos encontrados e/ou produzidos entre 2006 e 2018. Este período coincide com a experiência profissional da autora na área da saúde mental (utilizando a arte em contexto terapêutico), a sua passagem por uma pós-graduação em Ciência Cognitiva e o desenvolvimento e divulgação da Neurociência. Dados latentes neste gabinete de curiosidades que integra diferentes vozes da comunidade da vida da autora (em colaborações, apropriações e testemunhos).

Esta exposição constitui-se assim como um campo inclusivo de diferentes falas, áreas e vectores, em torno de representações e encenações do cérebro, numa salutar des-hierarquização de práticas e saberes.

«Estes trabalhos foram realizados a partir de momentos de dúvidas, tensões e, por vezes, até angústia; provocados por uma luta interna entre a minha cabeça e o meu cérebro, como se de entidades distintas se tratassem. Com o passar dos anos, acabei por formar dois corpos, um para a cabeça e o outro para o cérebro (um não fazendo parte do outro). Às vezes, já não sei qual utilizo mais e, muitas vezes, entram em conflito», explica Raquel Cristóvão Pedro.

com Curadoria de Catarina Marto

Exposição de Arte e Ciência