Território Silenciado, uma cartografia urbana

Do artista Luiz Martins

10 de Maio de 2018 a 14 de Junho de 2018

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A realização de exposições de Arte Contemporânea faz parte do plano de actividades do Museu Nacional de História Natural e da Ciência como linha programática e estratégica com o objectivo de angariar novos visitantes, cruzar públicos, criar novas sensibilidades e dissolver as arcaicas fronteiras entre a Arte e a Ciência. Os museus dos dias de hoje querem-se permeáveis  e desejavelmente interdisciplinares, proporcionando assim a convivência de várias sensibilidades e promovendo a partilha de conhecimento necessário ao tempo contemporâneo.

Com este propósito desafiámos o artista plástico Luiz Martins a interagir com o museu, com as suas colecções naturalistas. A apropriação por parte do artista destes diversos espaços de ciência transporta-nos para o experimentalismo na abordagem do processo de criação artística que se relaciona com o método científico. Sair das zonas limite ancorada ao conhecimento experimental é a matriz que encontramos nos trabalhos que aqui vão ser apresentados,  onde a procura sistemática do saber se transforma no fazer.

A exposição Território Silenciado, uma cartografia urbana corresponde na sua plenitude ao trabalho que o museu tem vindo a realizar em benefício da interacção das actividades científicas e artísticas promovendo a polinização cruzada de conhecimento tão essencial para a formação de um público sintonizado com a complexidade do fenómeno contemporâneo.

Sofia Marçal
Curadora