Ciências da Saúde: Uma viagem pelo tempo...

Set/16 10:00 - Set/16 13:00
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Ciclo "Há Ciência na Cidade!"

Sábado, 16 Setembro, 2017 -
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Já alguma vez pensou em como a área das ciências da saúde evoluiu ao longo do tempo e que influência isso tem no nosso dia-a-dia?

Nesta atividade será possível conhecer e aprender algumas curiosidades sobre esta evolução temporal, nomeadamente nas áreas da nanotecnologia, dos produtos naturais, da nutrição e da dermofarmácia, entre outras.

Os participantes terão uma oportunidade única de aprender sobre estas áreas da saúde, podendo interagir com as algumas das etapas envolvidas no desenvolvimento de medicamentos à base de plantas e na síntese de novos fármacos, bem como na sua incorporação em diferentes sistemas de veiculação e na evolução destas áreas ao longo dos tempos.

Os intervenientes, poderão ainda aprender um pouco mais sobre alguns temas atuais na saúde, como a relevância da emergente área da nutrição, à controversa temática das vacinas.

Organização: CBIOS, ULHT

Local da atividade: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Número mínimo e máximo de participantes: mínimo 10 e máximo 40

Atividade destinada a público em geral

Participação gratuita com inscrição prévia através do e-mail neinvestigadores@gmail.com

Ciclo "Há Ciência na Cidade!"

Este programa corresponde a um ciclo de oficinas dinamizadas em colaboração com um conjunto alargado de instituições, empresas e cidadãos com os objetivos de divulgar o que de melhor se faz na Ciência em Portugal, aumentar a consciência pública do que pode influenciar o dia-a-dia dos utentes da cidade e fomentar o envolvimento e colaboração entre cidadãos e entidades especializadas na resolução de problemas locais. A acontecer ao sábado em centros de investigação, laboratórios nacionais e espaços públicos,  o ciclo de oficinas “Há Ciência na Cidade!” é dirigido a todas as entidades e cidadãos que queiram descobrir as caras por detrás da Ciência e as potencialidades do seu trabalho para a cidade e para o cidadão.

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Noite Europeia dos Investigadores sob o tema "SCILIFE - Ciência no dia-a-dia", coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa num consórcio com a  Faculdade  de  Ciências  e Tecnologia/Nova.ID.FCT da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Câmara Municipal de Lisboa,  o Museu  de  História  Natural  e  da  Ciência  da Universidade  do  Porto (MHNC-UP) e a  Escola  de  Ciências  da  Universidade  do  Minho.