Que história se esconde debaixo dos nossos pés?

Set
14
Set/14 17:30 - Set/14 18:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Lídia Fernandes

Quando: 
Quinta, 14 Setembro, 2017 -
17:30 a 18:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa permite-nos conhecer a história e evolução da cidade de Lisboa ao longo dos tempos. Na próxima sessão de 60 Minutos de Ciência terá a oportunidade de conhecer a história que se esconde nos pavimentos históricos de Lisboa e que mereceu a exposição "Debaixo dos nossos pés" em exibição no Torreão Poente até ao dia 24 de setembro de 2017. Desde a Pré-História até aos dias de hoje, ficaremos a conhecer os pavimentos interiores e exteriores do passado e a influência que tiveram nos que atualmente pisamos, passando pelos principais marcos históricos e tecnológicos que vieram a impulsionar o seu desenvolvimento.

Nota biográfica:

Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obtém o grau de Mestre em História de Arte, em 1997, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente realiza o Doutoramento na Universidade de Coimbra dedicado ao tema A adopção da ordem toscana e jónica na Lusitania romana e integra o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP - UC).

Desde 1989 que exerce a atividade de arqueóloga na Câmara Municipal de Lisboa sendo, desde 2010, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Possui múltiplos artigos publicados destacando-se os estudos sobre elementos arquitetónicos de época romana, ceramologia, arqueologia urbana e sobre diversos trabalhos arqueológicos realizados em Lisboa e no território nacional. Destacam-se os trabalhos  publicados sobre o teatro romano.

Nos últimos anos e inserido no projeto de investigação sobre História dos Jogos em Portugal, no âmbito da FCT e atualmente no projeto VISLIS, ambos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências da UL, tem-se debruçado ao levantamento em território nacional de jogos de tabuleiro gravados em pedra, sobre o qual tem publicado vários trabalhos, culminando  com o livro Tabuleiros Tabuleiros de jogo inscritos na pedra - um roteiro lúdico português, apresentado em 2013.

 

2ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.